terça-feira, 2 de abril de 2013

V Semana da Mulher, em Praia Grande, tem como Tema As Faces de Eva


Da Redação DCM

Evento realizado pela ONG DCM – Defesa e Cidadania da Mulher tem parceria da Prefeitura de Praia Grande e Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (COMDIM)

Dentre as atrações estão caminhada contra a Violência e atendimento psicológico gratuito dentro da Delegacia da Mulher

Praia Grande recebe entre os dias 8 a 14 de março, a Semana da Mulher com o tema “As faces de Eva”. O quinto evento consecutivo tem realização da ONG Defesa e Cidadania da Mulher (DCM) em parceria com a Prefeitura de Praia Grande e o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (COMDIM).

O que é?
A Semana da Mulher é um evento que visa promover a reflexão sobre o gênero feminino no mês onde se comemora o Dia Internacional da Mulher, em 8 de março. Segundo a presidente da entidade, Ana Silvia Passberg de Amorim, o objetivo do evento vai além da reflexão. “Temos como meta atingir as famílias e as mulheres levando informações valiosas para que todos garantam seus direitos perante a sociedade, além de oferecer um momento de descontração, com atividades culturais”, afirma.

O evento, em seus cinco anos, é idealizado pela ONG DCM de forma a atingir mulheres de todas as idades, classes e graus de instrução. “Todas as mulheres devem ser tratadas como cidadãs de forma equalitária”, conta Ana Silvia, que também é Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (COMDIM). “Porém, não é um evento considerado feminista, pois o caráter do mesmo gira em torno de elucidar famílias quanto a diversos assuntos voltados à Saúde, Planejamento Familiar e, principalmente, atingir nosso foco, que é a erradicação da Violência Doméstica”, afirma. “A violência está nas casas, independentemente se a família possui recursos financeiros ou não. Infelizmente é uma realidade que devemos buscar meios de combater e minimizar. A Lei Maria da Penha está em vigor há anos e devemos informá-la e fazer com que as pessoas reajam”, ressalta.

A presidente da DCM afirma também que a Prefeitura é o principal aliado no evento. “Todos os anos, a Prefeitura de Praia Grande é uma grande parceira, nos auxiliando para que consigamos atingir a população de todos os bairros, cedendo espaços e ajudando efetivamente na divulgação”, diz. “Creio que a força que temos ─ juntamente com o Conselho Municipal da Mulher, o COMDIM ─ que instituições públicas juntamente com organizações não governamentais consigam juntos atingir ao objetivo principal. Ficamos lisonjeados com a parceria e esperamos que a mesma se estenda para que possamos evoluir como uma das cidades menos violentas do País”, afirma Ana Silvia.

O Significado do Tema
O tema simboliza as diversas funções sociais que uma mulher moderna possui: a empresária, a dona de casa, a amante, a amiga, a mãe. Estas funções estão incluídas na rotina das mais diversas mulheres: a doméstica, a cantora, a catadora de papelão, a frentista, a balconista, a gari, a maquinista, a motorista, a piloto de aeronave, a manobrista de navios, a vereadora, a ministra, a Presidente. Atualmente, também chamam este fenômeno de “Mulheres Alfa”.

Outro significado do tema refere-se ao Centro de Estudos sobre a Mulher, da Universidade Nova de Lisboa, uma unidade de investigação criada na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, que possui o Projeto Faces de Eva, que realiza estudos sobre o Universo Feminino. O projeto já desenvolveu um Dicionário no Feminino, que tem como objetivo relembrar de figuras femininas importantes na História Mundial e seus atos e uma Revista, que noticia informações sobre o tema e, em cada edição, expõe a vida de uma mulher que lutou por um ideal.

Programação 2013
O evento contará com palestras e debates. A entidade busca também a participação e o apoio de setores. “Empresários que queiram nos ajudar no evento são muito bem-vindos”, afirma.

Sexta- feira – 08/03/2013                                                                                                                                                                           
Local: Câmara Municipal de Praia Grande (Pça. Vital Muniz, 2, Boqueirão)
Horário: 19h30
Atração: Abertura do Evento com poesia da Sra. Ludimar Gomes Molina (Poetisa e Representante da Casa do Poeta Praia Grande), Coral Conviver Caiçara e Palestra.
Sábado - 09/03/2013
Local: Espaço Conviver Ocian (na Avenida Castelo Branco, s/n, entre a Pista de Skate e a Estátua do Netuno)
Horário: das 9h30 às 14h
Atração: Workshops, Exposição de ONGs Parceiras (Boavista, Estrela da Mama, Formigueiro, Escola de Pais do Brasil) e do Programa Municipal DST/HIV/Aids e Hepatite, Escola de Enfermagem e Maquiagem com O Boticário.
Domingo - 10/03/2013
Local: Paróquia Santo Antônio (Av. Castelo Branco, 1.598, Boqueirão)
Horário: 10h
Atração: Missa em Ação de Graças ao DIA INTERNACIONAL DE MULHER e, após, 2ª Caminhada ao Combate à Violência Contra a Mulher.
Segunda Feira - 11/03/2013
Local: E.M. Dorivaldo Francisco Loria (Rua Maria Luiza Lavalle, 150,  Sítio do Campo)
Horário: das 17 às 18 horas
Atração: Palestra com o tema Lei Maria da Penha: Direitos e Deveres        
Terça- feira - 12/03/2013
Local: E.M. Vila Mirim (Rua 23 de Outubro, 116)
Horário: das 9h20 às 10h20.
Atração: Palestra sobre Educação e Sexualidade, com a presença da ONG DCM e da Escola de Pais do Brasil.
Quarta- Feira - 13/03/2013
Local: Delegacia da Mulher (Av. Dr. Roberto de Almeida Vinhas, 11084, fundos, Vila Tupi)
Horário: das 9h30 às 16h
Atração: Atendimento Psicológico Gratuito com a Psicóloga da ONG DCM, Rosa Maria Martucci, Triagem de Combate ao Câncer Bucal, Escola de Enfermagem para aferir pressão, Programa Municipal DST/HIV/AIDS e Hepatites.
       
Quinta- Feira - 14/03/2013
Local: Paróquia Nossa Senhora das Graças (Praça Roberto Andraus, 11, Cidade Ocian)
Horário: das 9h30 às 14 horas
Atração: Triagem de Combate ao Câncer Bucal
Parceria Instituto Boavista/Centro Pastoral Comunitário da Paróquia Nossa Senhora das Graças
Realizadora
ONG Defesa e Cidadania da Mulher (DCM) é uma organização não governamental, sem fins lucrativos para assistência fundada em 25/05/2005 e nomeada Utilidade Pública nº 24/10/2008. Desde 2005, atuamos nas bases: social, educacional, profissionalizante e cultural, destinadas à conscientização, assistência e amparo às mulheres de qualquer idade, raça ou religião, possibilitando-a que esta exerça a sua cidadania de forma consciente, visando na erradicação da Violência Doméstica.

Visto que, na época, não existia lei concreta para defender à mulher (a Lei Maria da Penha ainda não estava em vigor), a entidade promoveu nos três primeiros anos palestras para mães, orientadores e adolescentes, em todas as Escolas Municipais da cidade de Praia Grande, com os mais variados temas: auto-estima, prevenção às DST´s, AIDS e Hepatites, planejamento familiar, Violência Doméstica, depressão, dentre outros. Como resultado, muitas mulheres se conscientizaram sobre suas ações e começaram a crescer intelectualmente e profissionalmente.

O que foram os  eventos anteriores?
A ONG DCM realiza desde 2007 e 2008 comemoração do Dia Internacional da Mulher, com coffee break e atrações culturais. Em 2009 e 2010, 2011 E 2012 a DCM foi pioneira em promover a Semana da Mulher, em parceria com a Prefeitura Municipal Com o temas “Sociedade adverte; Violência vicia!”, “Mulher e Ética”, “As Marias da Penha”, e agora em 2013, “As Faces de Eva”.

Por que o Dia Internacional da Mulher
A história conta que no dia 8 de março de 1857,  operárias têxteis de uma fábrica de Nova Iorque entraram em greve, ocupando a fábrica, para reivindicarem a redução de um horário de mais de 16 horas por dia para 10 horas. Estas operárias que, nas suas 16 horas, recebiam menos de um terço do salário dos homens, foram trancadas na fábrica. Nesta situação ocorreu um incêndio e cerca de 130 mulheres morreram queimadas.

Em 1910, numa conferência internacional de mulheres realizada na Dinamarca, foi decidido, em homenagem àquelas mulheres, comemorar o 8 de Março como "Dia Internacional da Mulher". Neste dia deu-se origem a uma das maiores manifestações femininas por melhores condições de trabalho e direito de voto, no início do século XX, na Europa e nos Estados Unidos. A data foi adotada pelas Nações Unidas, em 1975, para lembrar tanto as conquistas sociais, políticas e econômicas das mulheres como as discriminações e as violências a que muitas mulheres ainda estão sujeitas em todo o mundo.

Serviço:
V Semana da Mulher de Praia Grande
Dia: de 8 a 14 de março de 2013
Local: Diversos Locais da Cidade
Entrada: Gratuita
Idealização e Realização:



Parceria

     Prefeitura Municipal de Praia Grande            

       
                         
                 
                                            Conselho Municipal dos Direitos da Mulher 


Apoiadores Confirmados

O Boticário Praia Grande, Escola de Enfermagem, Quiosque 71 – Bate Papo, ACom Comunicação e Marketing, Casa do Poeta Praia Grande, Coral Conviver Caiçara, Instituto Boavisa, ONG Estrela da Mama, ONG Formigueiro, ONG Escola de Pais do Brasil, Programa Municipal DST/HIV/Aids e Hepatite, Escola de Enfermagem, Delegacia da Mulher de Praia Grande, Câmara Municipal de Praia Grande, Centro Pastoral Comunitário da Paróquia Nossa Senhora das Graças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário