terça-feira, 2 de abril de 2013

Conselho Municipal da Mulher será reativado


Documento será apresentado ao prefeito, depois encaminhado a Câmara Municipal
 
 
AMAURI PINILHA
Atividades terão início em 2010
Após analisarem minuta para criação do Conselho da Mulher, uma comissão formada por organizações não governamentais que trabalham em prol do público feminino em Praia Grande deu o aval à Coordenadoria de Ação e Cidadania, para que desse continuidade ao processo de retorno do Conselho Municipal do Direito da Mulher. O grupo, que prevê início das atividades até o início de 2010, se reuniu na última sexta-feira (28), no Paço Municipal, localizado na Avenida Presidente Kennedy, 9.000, Bairro Mirim.

“Entregamos o documento ao professor Beto (como é conhecido o coordenador de Ação e Cidadania, Elpídio Gualberto de Oliveira), para que seja apresentado ao prefeito Roberto Francisco e depois encaminhado a Câmara Municipal”, enumerou a presidente da ONG Defesa e Cidadania da Mulher (DCM), Ana Silvia Passberg Amorim. “E as entidades que participam desse grupo inicial só vem reforçar o interesse de retomar com o trabalho em Praia Grande”.

Segundo Ana Silvia, as entidades agora esperam a liberação dos poderes Executivo e Legislativo, para que passem a elaborar um novo regimento para o Conselho. “Sabemos qual é o período estimado para que os tramites cheguem ao fim, mas esperamos que seja aprovado o quanto antes, para que possamos retomar com o nosso trabalho”, enfatizou.

“Assim que recebermos um aval, criaremos o regimento interno, formaremos a primeira diretoria, as comissões (de onde serão escolhidos os delegados) e, por fim, faremos uma Conferência ou um Fórum para que possamos discutir abertamente sobre o público feminino”, salientou a presidente da ONG.

“Queremos com esse trabalho trazer para a mulher praiagrandense a conscientização dos direitos pertencentes a elas, que muitas vezes são feridos. Através do Conselho atenderemos o público feminino nas diferentes formas que necessitarem, como as afrodescendentes, as soro positivas, aquelas que infelizmente contraíram cânceres de mama ou colo do útero. Também ofereceremos mais condições na parte da justiça”, completou Ana Silvia.

Início - Segundo o coordenador de Ação e Cidadania, Elpídio Gualberto de Oliveira, a idéia de formar um conselho que defenda os direitos das mulheres surgiu em conversas com a representante da ONG Defesa e Cidadania da Mulher (DCM). “O objetivo é que este conselho comece a funcionar a partir a partir do final deste ano ou início de 2010. Essa reunião foi importante, pois se trata do pontapé inicial na luta dessa causa”, ressaltou.

“Praia Grande já tem um Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, que foi criado na administração do ex-prefeito Ricardo Yamauti, mas que atualmente estava parado”, destacou professor Beto, como também é conhecido. “Com o retorno desta entidade, as ONGs que trabalham com mulheres terão a oportunidade de se unirem e todas falarem a mesma língua. O que favorecerá o público feminino de Praia Grande, que é o objetivo final dessa ação”.

Participantes - Além da Coordenadoria de Ação e Cidadania, estão engajados neste trabalho para o retorno do Conselho Municipal do Direito da Mulher, as ONGs: Estrela da Mama, Defesa e Cidadania da Mulher (DCM), Formigueiro, Instituto de Pesquisas Comunitárias Oromiladê, Centro de Apoio de Cidadania Plena Mulheres em Ação (CACIPLEMA) e a Associação de Promoção e Incentivo a Saúde (APIS).

Nenhum comentário:

Postar um comentário