terça-feira, 2 de abril de 2013

Mulheres se mobilizam em caminhada contra a violência IV SEMANA DA MULHER

 
 

Centenas de pessoas se manifestarão no combate à violência contra a mulher, no domingo (11)
 
 
AMAURI PINILHA
IV Semana da Mulher
Uma caminhada em combate à violência contra a mulher, no domingo (11), a partir das 10 horas, marcará a IV Semana da Mulher, que teve início na quinta-feira (8), com a palestra “Violência contra a Mulher e a Situação Atual da Lei Maria da Penha”. O prefeito de Praia Grande abriu a semana dedicada às mulheres com homenagens a personalidades que se destacam pela atuação no Município, entre elas as secretárias de Promoção Social e de Educação.

Realizada pelo quarto ano consecutivo, a IV Semana da Mulher é resultado de uma parceria entre a Prefeitura de Praia Grande e a Organização Não Governamental (ONG) Defesa e Cidadania da Mulher (DCM). São oito atividades diárias, dedicadas às mulheres, até quinta-feira (15).

“Na verdade, o dia da mulher é todo o dia. Diversas têm muitas jornadas: trabalham, são mães, estudantes, cuidam da casa e muito mais. Atualmente ajudam nas despesas domésticas e até assumem tudo sozinhas. As mulheres não são melhores nem piores do que os homens, elas têm dons que os homens não possuem, como a maior paciência e compreensão”, disse o prefeito.

O chefe do Executivo Municipal, que reativou o Conselho Municipal da Mulher, ressaltou que este é mais um instrumento a favor das mulheres para diversas conquistas. “A violência contra a mulher não ocorre só na nossa cidade ou região, vemos em todo o mundo este problema. Queremos que em um futuro próximo isso acabe. Com o conselho, elas ganham mais voz, não só nesta questão, mas em muitos outros anseios. Elas merecem muito serem ouvidas. Em um país democrático como o nosso, temos que ter a participação de toda a sociedade”

Para o ex-prefeito de Praia Grande e deputado federal Alberto Mourão, o respeito à mulher tem início na educação. “Se tivermos princípios de convivência social claros em nossa cabeça, não há necessidade de uma norma proibitiva, e a questão de violência contra o próximo é inadmissível. A lei é fundamental para punir, mas tem que haver um trabalho muito forte dentro da grade de conteúdo programático da rede escolar. É na educação que vamos enfrentar isso”.

Mourão foi quem intermediou a vinda ao Município, em 1994, da Delegacia de Defesa da Mulher. “Para trazer a Delegacia da Mulher para o Município, contei com a ajuda do atual vice-presidente da República, Michel Temer. A Administração Municipal cedeu o prédio e lutamos para ter uma mulher à frente da delegacia, para que outras mulheres não se sentissem de certa forma constrangidas ao fazerem uma denúncia”.

A presidente da ONG DCM, Ana Silvia Passberg Amorim, ressaltou que o objetivo da semana é chamar a atenção para a violência contra a mulher. “Infelizmente, elas ainda sofrem com agressões. Queremos mostrar a força da mulher na sociedade, por isso dedicamos uma semana inteira a elas. Pela primeira vez no Município, e acredito que até na Baixada Santista, ocorrerá uma caminhada em combate à violência contra a mulher. Convidamos todas as pessoas, em especial as mulheres, para se manifestarem e participar da caminhada em prol dos nossos direitos”.

Exemplo de superação, aos 65 anos, Ludimar Gomes Molina assistiu a palestras e ainda apresentou uma poesia, de sua autoria, sobre as mulheres. “Vivi numa época em que a mulher era criada para cuidar da casa e da família. Meus pais achavam desnecessário eu estudar, quando casei, piorou, meu marido não me deixou estudar. Somente quando fiquei viúva que voltei à escola. Aos 50 anos, frequentei a 5a série e hoje estou no último ano da Faculdade de Pedagogia. As mulheres tiveram muitas conquistas, mas ainda temos muito a ganhar”.

Palestra – A delegada da mulher de Praia Grande, Rosemar Fernandes Cardoso, ministrou palestra sobre a “Violência contra a Mulher e a Situação Atual da Lei Maria da Penha”. Ela destacou que o número de denúncias de mulheres aumentou no Município. “Foi um número considerável. Não pelo aumento de agressões, mas pela mulher estar mais consciente e ter mais iniciativa, perdendo o medo de procurar a Delegacia da Mulher. Tivemos um aumento de denúncias por injúrias e calúnias, por exemplo. Mas, infelizmente, ainda existem muitas mulheres que não nos procuram”.

Programação – Confira abaixo a programação completa em comemoração ao Dia Internacional da Mulher

9 de março, sexta-feira
Evento – Peça Teatral “As Maria Genoma”
Local – Auditório Jornalista Roberto Marinho (Rua José Borges Neto, 50, Bairro Mirim)
Horário – 19 horas

10 de março, sábado
Evento – Workshop “Consciência Ambiental”
Local – Conviver Ocian – Avenida Presidente Castelo Branco, ao lado da estátua de Netuno, no Bairro Ocian
Horário – das 9 às 14 horas

11 de março, domingo
Evento – Missa e Caminhada no “Combate a Violência Contra a Mulher”
Local – Paróquia Nossa Senhora das Graças (Praça Roberto Andraus, Bairro Ocian)
Horário – 10 horas

12 de março, segunda-feira
Evento – Tarde da Beleza e Arte
Local – E.M. Maestro Luiz Arruda Paes (Rua Quatro, 921, Bairro Nova Mirim)
Horário – 15 às 19 horas

13 de março, terça-feira
Evento – Tarde da Beleza e Arte
Local – E.M. Natale de Lucca (Rua Ruy Manoel Sampaio Seabra Pereira, 476, Bairro Quietude)
Horário – 15 às 19 horas

14 de março, quarta-feira
Evento – Palestra “Autoestima e Violência Doméstica”, com a psicóloga Rosa Maria Martucci
Local – E.M. Ronaldo Alves Lameira Ramos (Avenida Irmãos Adorno, s/n, Bairro Sítio do Campo)
Horário – 15 às 19 horas

15 de março, quinta-feira
Evento – Tarde da Beleza e Arte
Local – E.M. Vila Mirim (Rua 23 de Outubro, 116, Bairro Mirim)
Horário – 15 às 18 horas

Nenhum comentário:

Postar um comentário